domingo, 24 de junho de 2018

A SALVAÇÃO

O SENHOR JESUS E OS APÓSTOLOS REFERENDARAM AS ESCRITURAS.

Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (Lucas 24: 25, 27)

E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: Simão relatou como  primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. (Atos 15:13-16)

E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; (2 Pedro 1: 19).

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
(2 Timóteo 3:16,17)

POR ISSO ACREDITO NA EXPOSIÇÃO DAS ESCRITURAS
Jacó quando despedindo-se e abençoando seus filhos, confessou sua esperança de salvação em Deus. 

Disse o velho Jacó: "A tua salvação tenho esperado, ó Senhor!" (Gênesis 49: 18)

MOISÉS E OS ISRAELITAS 

Após o livramento do massacre do exército do faraó cantaram do outro lado do Mar Vermelho louvaram Deus:

 "O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele se tem tornado a minha salvação; é ele o meu Deus, portanto o louvarei; é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei". (Êxodo 15: 2) Reconhecendo que tal feito só Deus fez por eles. 

TODAVIA O POVO, APÓS ESTAREM ESTABELECIDOS NA TERRA PROMETIDA ESQUECERAM DE QUEM OS COLOCOU ALI. 

E Jesurum, engordando, recalcitrou (tu engordaste, tu te engrossaste e te cevaste); então abandonou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação. (Deuteronômio 32: 15). 

O TEMPO PASSA, NO DECORRER DOS ANOS VEMOS UMA ISRAELITA AGRADECENDO A DEUS PELA SALVAÇÃO.

Então Ana orou, dizendo: O meu coração exulta no Senhor; o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca dilata-se contra os meus inimigos, porquanto me regozijo na tua salvação. (1 Samuel 2: 1)

NO DECORRER DOS ANOS ENCONTRAMOS OUTRO DESCENDENTE DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ, LOUVANDO AO SENHOR PELA SALVAÇÃO

Disse Davi: É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras. (2 Samuel 22: 3).
E O MESMO DAVI, ESTIMULADO O POVO A BUSCAREM A SALVAÇÃO EM DEUS

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações, para que demos graças ao teu santo nome, e exultemos no teu louvor. (1 Crônicas 16. 34, 35).

O SALMISTA RECONHECIA QUE A SALVAÇÃO VEM DO SENHOR 

A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Salmo 3: 8).

Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação.  (Salmo 62: 1).

O SALMISTA LOUVA A DEUS, DECLARA QUE O SENHOR É A FORÇA DE SUA SALVAÇÃO. 

Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. (Salmo 18: 1-2).

O SALMISTA DECLARA QUE O SENHOR É A SALVAÇÃO. 

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? (Salmo 27: 1).
Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação. (Salmo 38: 22).
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado. (Salmo 62: 2)

A SALVAÇÃO É MOTIVO DE LOUVOR 

Regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam. Digam continuamente os que amam a tua salvação: Engrandecido seja o Senhor. (Salmo 40: 16).

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença. (Salmo 42: 5).

Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: engrandecido seja Deus. (Salmo 70: 4)

AS ESCRITURAS NOS ESTIMULAM E NOS DÁ CONFIANÇA DA SALVAÇÃO 

 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. (Lamentações de Jeremias 3: 26).

 Eu, porém, confiarei no Senhor; esperarei no Deus da minha salvação. O meu Deus me ouvirá. (Miquéias 7: 7).

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. 
Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3: 17-18)

AS ESCRITURAS NOS ANIMA REVELANDO QUE O REI É JUSTO E NOS TROUXE A SALVAÇÃO

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu Rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta. (Zacarias 9: 9).

AS ESCRITURAS DECLARA UMA SALVAÇÃO PODEROSA 

Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo; (Lucas 1: 68-69). 

DEUS LEVANTOU JOÃO PARA DA CONHECIMENTO DA SALVAÇÃO  

E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;  para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, (Lucas 1: 76-77)

JESUS É A SALVAÇÃO DO VINDA DE DEUS 

Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: 
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; Pois os meus olhos já viram a tua salvação, 
a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; 
luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel. (Lucas 2: 28-32)

ATÉ NÓS QUE NÃO SOMOS JUDEUS FOMOS ALCANÇADOS 

 Seja-vos pois notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles ouvirão. (Atos dos Apóstolos 28:28).

O EVANGELHO O PODER DE DEUS PARA NOS SALVAR 

Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. (Romanos 1: 16).

Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. 
(Apocalipse 7: 9,10)

 A SALVAÇÃO É MEDIANTE A CONFISSÃO 
AO SENHOR JESUS 

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10: 9, 10)

Disse o Senhor Jesus: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 10:32,33)

Disse o Senhor Jesus: Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. (Marcos 8:38)

EXEMPLO DE CONFISSÃO AO SENHOR

E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:39-43)

A SALVAÇÃO É POR MEIO DA FÉ 

Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, (1 Pedro 1: 9, 10).
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2:8)

AS ESCRITURAS NOS REVELAM A SALVAÇÃO DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO LIVRO 

Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. 
(Apocalipse 7: 9,10)

Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. (Apocalipse 12: 10,11)

Depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus; (Apocalipse 19: 1).

Deus abençoe a todos.

Marcos Luiz, 24/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A LEI

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. (João 1:17) Ao terceiro mês da saída dos filhos ...