quinta-feira, 28 de junho de 2018

REMISSÃO SEGUNDO AS ESCRITURAS

Remissão significa: perdão, cancelamento das dividas e a  libertação da escravidão do(a) israelita.


No final de cada sete anos as dívidas deverão ser canceladas.
Isso deverá ser feito da seguinte forma: Todo credor cancelará o empréstimo que fez ao seu próximo. 
Nenhum israelita exigirá pagamento de seu próximo ou de seu parente, porque foi proclamado o tempo do Senhor para o cancelamento das dívidas.
Vocês poderão exigir pagamento do estrangeiro, mas terão que cancelar qualquer dívida de seus irmãos israelitas.
Assim, não deverá haver pobre algum no meio de vocês, pois na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando como herança para que dela tomem posse, ele os abençoará ricamente, pois o Senhor, o seu Deus, os abençoará conforme prometeu, e vocês emprestarão a muitas nações, mas de nenhuma tomarão emprestado. Vocês dominarão muitas nações, mas por nenhuma serão dominados.

Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o Senhor, o seu Deus, lhe está dando, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre. Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar.


Cuidado! Que nenhum de vocês alimente este pensamento ímpio: "O sétimo ano, o ano do cancelamento das dívidas, está se aproximando, e não quero ajudar o meu irmão pobre". Ele poderá apelar para o Senhor contra você, e você será culpado pelo pecado.

Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer.

Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu lhe ordeno que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra.

Se seu concidadão hebreu, homem ou mulher, vender-se a você e servi-lo seis anos, no sétimo ano dê-lhe a liberdade.

E, quando o fizer, não o mande embora de mãos vazias.
Dê-lhe com generosidade dos animais do seu rebanho, do produto da sua eira e do seu lagar. 
Dê-lhe conforme a bênção que o Senhor, o seu Deus, lhe tem dado. Lembre-se de que você foi escravo no Egito e que o Senhor, o seu Deus, o redimiu. 
É por isso que hoje lhe dou essa ordem.
(Deuteronômio 15:1-15).

Assim éramos, escravos, e totalmente dominados pelo pecado, sem a menor condição da pagar nossa divida.

Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele.
(Salmos 49:6,7).

Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.

Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.

Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? (Romanos 7:14-24).

Mas no tempo oportuno, o próprio Deus proveu em seu Filho a nossa remissão. 

E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados; pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. (Lucas 1:76-79).

E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. (Mateus 26:26-28).

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
(Lucas 24:44-47).

E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão(remissão) dos pecados pelo seu nome. (Atos 10:42,43).

E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus; como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei. Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu. Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. (Atos 13: 32-33: 37-39).

"Sobre o que, indo então a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes, ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo.

E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.

E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda; livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio, para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim. (Atos 26:12-18).

Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. (Colossenses 1:12-16).

E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. (Hebreus 9:15)

E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: e jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. (Hebreus 10:15-18).

Deus te abençoe.


Marcos Luiz, 28/06/2018

segunda-feira, 25 de junho de 2018

O ENCONTRO DO PECADOR COM O SALVADOR


O  medo do SENHOR  DEUS apoderou-se do ser humano desde  a queda no Éden. (E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. Gênesis 3:9,10).  
E mesmo após o SENHOR DEUS ter prometido enviar o Salvador, quando chegou muitos não entenderam, e ainda hoje é assim.
Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. (Zacarias 9:9)
“Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações, e para glória de teu povo Israel”. (Lucas 2:29-32).

Vejamos a reação dos pescadores Pedro, Tiago e João no primeiro encontro com o Salvador foram tomados pelo espanto, lembra-se de Adão no ancestral comum?

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.

Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.

Tendo acabado de falar, disse a Simão:

- "Vá para onde as águas são mais fundas",
e a todos:
- "Lancem as redes para a pesca".

Simão respondeu:
 -"Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".
Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.

A confissão de Pedro

Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse:-Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! "Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão.
É então o Salvador mostrou a que veio, uma vez que: 
“O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. (Lucas 19:10).
Então Jesus disse a Simão: -Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram. (Lucas 5:1-11).

Caro leitor é isso que o SENHOR DEUS que fazer contigo, esta escrito:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (João 3:16,17)
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24).
E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:30,31).


Deus te abençoe.
Marcos Luiz  25/06/2018

domingo, 24 de junho de 2018

A SALVAÇÃO

O SENHOR JESUS E OS APÓSTOLOS REFERENDARAM AS ESCRITURAS.

Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (Lucas 24: 25, 27)

E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: Simão relatou como  primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. (Atos 15:13-16)

E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; (2 Pedro 1: 19).

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
(2 Timóteo 3:16,17)

POR ISSO ACREDITO NA EXPOSIÇÃO DAS ESCRITURAS
Jacó quando despedindo-se e abençoando seus filhos, confessou sua esperança de salvação em Deus. 

Disse o velho Jacó: "A tua salvação tenho esperado, ó Senhor!" (Gênesis 49: 18)

MOISÉS E OS ISRAELITAS 

Após o livramento do massacre do exército do faraó cantaram do outro lado do Mar Vermelho louvaram Deus:

 "O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele se tem tornado a minha salvação; é ele o meu Deus, portanto o louvarei; é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei". (Êxodo 15: 2) Reconhecendo que tal feito só Deus fez por eles. 

TODAVIA O POVO, APÓS ESTAREM ESTABELECIDOS NA TERRA PROMETIDA ESQUECERAM DE QUEM OS COLOCOU ALI. 

E Jesurum, engordando, recalcitrou (tu engordaste, tu te engrossaste e te cevaste); então abandonou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação. (Deuteronômio 32: 15). 

O TEMPO PASSA, NO DECORRER DOS ANOS VEMOS UMA ISRAELITA AGRADECENDO A DEUS PELA SALVAÇÃO.

Então Ana orou, dizendo: O meu coração exulta no Senhor; o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca dilata-se contra os meus inimigos, porquanto me regozijo na tua salvação. (1 Samuel 2: 1)

NO DECORRER DOS ANOS ENCONTRAMOS OUTRO DESCENDENTE DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ, LOUVANDO AO SENHOR PELA SALVAÇÃO

Disse Davi: É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras. (2 Samuel 22: 3).
E O MESMO DAVI, ESTIMULADO O POVO A BUSCAREM A SALVAÇÃO EM DEUS

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações, para que demos graças ao teu santo nome, e exultemos no teu louvor. (1 Crônicas 16. 34, 35).

O SALMISTA RECONHECIA QUE A SALVAÇÃO VEM DO SENHOR 

A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Salmo 3: 8).

Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação.  (Salmo 62: 1).

O SALMISTA LOUVA A DEUS, DECLARA QUE O SENHOR É A FORÇA DE SUA SALVAÇÃO. 

Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. (Salmo 18: 1-2).

O SALMISTA DECLARA QUE O SENHOR É A SALVAÇÃO. 

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? (Salmo 27: 1).
Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação. (Salmo 38: 22).
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado. (Salmo 62: 2)

A SALVAÇÃO É MOTIVO DE LOUVOR 

Regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam. Digam continuamente os que amam a tua salvação: Engrandecido seja o Senhor. (Salmo 40: 16).

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença. (Salmo 42: 5).

Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: engrandecido seja Deus. (Salmo 70: 4)

AS ESCRITURAS NOS ESTIMULAM E NOS DÁ CONFIANÇA DA SALVAÇÃO 

 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. (Lamentações de Jeremias 3: 26).

 Eu, porém, confiarei no Senhor; esperarei no Deus da minha salvação. O meu Deus me ouvirá. (Miquéias 7: 7).

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. 
Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3: 17-18)

AS ESCRITURAS NOS ANIMA REVELANDO QUE O REI É JUSTO E NOS TROUXE A SALVAÇÃO

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu Rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta. (Zacarias 9: 9).

AS ESCRITURAS DECLARA UMA SALVAÇÃO PODEROSA 

Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo; (Lucas 1: 68-69). 

DEUS LEVANTOU JOÃO PARA DA CONHECIMENTO DA SALVAÇÃO  

E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;  para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, (Lucas 1: 76-77)

JESUS É A SALVAÇÃO DO VINDA DE DEUS 

Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: 
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; Pois os meus olhos já viram a tua salvação, 
a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; 
luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel. (Lucas 2: 28-32)

ATÉ NÓS QUE NÃO SOMOS JUDEUS FOMOS ALCANÇADOS 

 Seja-vos pois notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles ouvirão. (Atos dos Apóstolos 28:28).

O EVANGELHO O PODER DE DEUS PARA NOS SALVAR 

Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. (Romanos 1: 16).

Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. 
(Apocalipse 7: 9,10)

 A SALVAÇÃO É MEDIANTE A CONFISSÃO 
AO SENHOR JESUS 

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10: 9, 10)

Disse o Senhor Jesus: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 10:32,33)

Disse o Senhor Jesus: Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. (Marcos 8:38)

EXEMPLO DE CONFISSÃO AO SENHOR

E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:39-43)

A SALVAÇÃO É POR MEIO DA FÉ 

Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, (1 Pedro 1: 9, 10).
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2:8)

AS ESCRITURAS NOS REVELAM A SALVAÇÃO DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO LIVRO 

Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. 
(Apocalipse 7: 9,10)

Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. (Apocalipse 12: 10,11)

Depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus; (Apocalipse 19: 1).

Deus abençoe a todos.

Marcos Luiz, 24/06/2018

sábado, 23 de junho de 2018

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Parábola; substantivo feminino. 
"É um narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia".

No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar; e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia. E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: 
- Eis que o semeador saiu a semear, e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda;
mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.
E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
Quem tem ouvidos, ouça.


A EXPLICAÇÃO PELO PRÓPRIO MESTRE

O semeador semeia a palavra. (Marcos 4:14)
A semente é a palavra de Deus. (Lucas 8:11)

Ouvi, pois, vós a parábola do semeador.
Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho.


E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.


E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.


Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. (Mateus 13: 1-9: 18-23).


Logo o segredo consiste em ouvir e entender a palavra.

Como esta escrito; De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17). 
como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10:14).

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; (1 Pedro 4:11)

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que pregues a palavra (2 Timóteo 4:1,2)


E foi o que fez Esdras junto com Neemias.

Quando chegou o sétimo mês e os israelitas tinham se instalado em suas cidades, todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça, em frente da porta das Águas. 

O povo pediu: ler para nós as palavras de Deus

Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor dera a Israel. Assim, no dia primeiro do sétimo mês, o sacerdote Esdras trouxe a Lei diante da assembléia, que era constituída de homens e mulheres e de todos os que podiam entender.

 E o sacerdote leu, abriu o livro fazendo com que o povo entendesse

Ele a leu em voz alta desde o raiar da manhã até o meio-dia, de frente para a praça, em frente da porta das Águas, na presença dos homens, mulheres e de outros que podiam entender. E todo o povo ouvia com atenção a leitura do Livro da Lei. Esdras abriu o livro diante de todo o povo, e este podia vê-lo, pois ele estava num lugar mais alto. E, quando abriu o livro, o povo todo se levantou. Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido.

Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: "Este dia é consagrado ao Senhor Deus. 
Nada de tristeza e de choro! " Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei. 

Dia após dia, desde o primeiro até o último dia da festa, Esdras leu o Livro da Lei de Deus. Eles celebraram a festa durante sete dias, e no oitavo dia, conforme o ritual, houve uma reunião solene.
Neemias 8:1-3, 5, 8-9, 18.


Marcos Luiz


A LEI

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. (João 1:17) Ao terceiro mês da saída dos filhos ...